duvidas sobre cirurgia bariatrica de reducao de estomago sleeve e bypass

Açúcar de coco e gordura de coco não são mais saudáveis..

3 de maio de 2016 Por Dr. Marcelino Nakamura

Açúcar e gordura de coco.

Temos a tendência de atribuir propriedades especiais às substâncias mais raras e caras porém, isto não tem nenhum fundamento científico. É só mais uma moda passageira e cara como tantas outras.

Por incrível que pareça existem lugares em que açúcar de cana é mais caro que os outros tipos por ser importado de países como o Brasil. No Camboja por exemplo é comum ver pessoas cozinhando seiva de flor de coqueiro em tachos na beira da estrada para a produção de açúcar mais barato para consumo, na Europa ele é feito a partir da beterraba que fica muito caro aqui no Brasil.

Dependendo da matéria prima e dos processos de fabricação o açúcar tem pequenas variações de composição, que não lhe conferem propriedades significantes a ponto de compensar seu preço muito mais elevado.
O índice glicêmico e o conteúdo calórico também são quase iguais em todos eles.

Por outro lado antigamente óleo de coco era usado para iluminação de casas e ruas, ainda hoje é usado para fazer sabão no Brasil mas no Japão é matéria prima de xampus e cosméticos caríssimos. O valor calórico é exatamente o mesmo dos outros óleos, além de não possuir nenhum poder medicinal. Quando consumido em excesso causa os mesmos malefícios de qualquer outra gordura vegetal.

Se você é diabético ou está tentando perder peso fuja deles! Procure um profissional de saúde habilitado e siga sua orientação.

 

Porque o organismo não gosta de emagrecer?

A gordura é uma reserva de energia para períodos de escassez tanto para os humanos como para os animais, ursos cinzentos por exemplo mais que duplicam seu peso para sobreviverem durante os meses de hibernação.

Desde os primórdios do ser humano sobre a face da Terra nosso maior problema sempre foi a escassez de alimentos. A fome sempre foi nossa companheira e a maior causa de morte entre nossos ancestrais. É natural portanto que durante as centenas de milhares de anos de evolução o ser humano tenha desenvolvido dezenas de mecanismos que nos protejam da fome. Da mesma forma foram selecionados somente os indivíduos que conseguiam extrair o máximo de nutrientes do mínimo de alimento que foram os que sobreviveram e deixaram descendentes que somos nós.

Este é um dos motivos pelos quais é tão difícil fazer uma dieta para emagrecer, nosso instinto ancestral de sobrevivência interpreta como se estivéssemos em situação de risco, emagrecer por vontade própria não faz sentido para nosso instinto de sobrevivência, para ele quanto mais gordura acumulada melhor, tentar perder peso voluntariamente é um absurdo evolucionário e não está previsto no nosso código genético.

evolucao estomago cirurgia reducao bariatrica sleeve bypass