Mudança de odor nas fezes após cirurgias bariátricas,

7 de fevereiro de 2019 Por Dr. Marcelino Nakamura

Cirurgias bariátricas alteram o odor das fezes?

As cirurgias bariátricas são um grupo de cirurgias utilizadas com intuito de ajudar a perder peso.

O funcionamento das cirurgias bariátricas baseia se em três princípios: 

  1. Redução do tamanho do estômago com consequente restrição da quantidade de alimentos que a pessoa consegue ingerir.
  2. Alterações hormonais (grelina, GLP1, GLP2, PYY etc), que são os hormônios que controlam a sensação de fome e saciedade.
  3. Redução da capacidade de digestão e absorção de nutrientes que ocorrem naquelas cirurgias em que são feitos desvios intestinais (ex: Bypass, Duodenal Switch, Scopinaro ETC).

No Bypass e outras técnicas que se baseiam em desvio intestinal, os alimentos chegam ainda mal digeridos ao intestino grosso, fornecendo grande carga de matéria orgânica que sofre fermentação, causando mudança do cheiro das fezes e também formação de gases com odor igualmente forte. Quanto maior o desvio intestinal, maior a formação de gases e maior o odor que em algumas situações podem ser socialmente constrangedores.

No Sleeve gástrico ocorrem as alterações hormonais e a redução da quantidade de alimentos ingeridos levando ao emagrecimento mas, como passam por todas as fases da digestão e absorção dos nutrientes, não existe alteração do odor característico das fezes.

Existem medicamentos e antibióticos que ajudam a reduzir o odor desagradável, se este for o seu caso converse com seu médico.