O que é uma cirurgia bariátrica?

Cirurgia bariátrica é o termo usado para definir genericamente qualquer método cirúrgico para se obter o emagrecimento. Esse procedimento médico não é estético e deve ser realizado após a falha de todos os outros métodos não cirúrgicos, visando em primeiro lugar a saúde do paciente.

Quais são os tipos de cirurgia para redução de peso?

Existem quatro grupos de cirurgias classificadas de acordo com seu mecanismo principal de funcionamento (além do balão intragástrico, que não é considerado cirúrgico).

  • Restritivo : Banda gástrica
  • Restritivo e hormonal : Sleeve ou gastrectomia vertical
  • Misto e hormonal : Bypass / Fobi-Capella
  • Disabsortivo e hormonal : Duodenal Switch / Scopinaro

Como é realizado o procedimento cirúrgico na cirurgia bariátrica Sleeve?

Cirurgia Sleeve gastrectomia vertical

Nesse procedimento, o estômago é cortado no sentido longitudinal e transformado em um tubo com capacidade de 80 a 100 mililitros.
Essa intervenção provoca uma excelente perda de peso através da saciedade precoce com pequena quantidade de alimentos e alterações hormonais no sistema digestório.

Tem boa eficácia sobre o controle da hipertensão, diabetes, colesterol, triglicérides, apnéia do sono, incontinência urinária e outras comorbidades associadas.

É realizada por vídeo-laparoscopia.

Quais as principais diferenças entre a cirurgia Sleeve e Bypass?

A cirurgia Sleeve possui algumas diferenças em relação a Bypass, a menor interferência na absorção de vitaminas e nutrientes, a perda de peso mais gradativa (não menor), não formação de áreas não acessíveis por endoscopia, excelente qualidade de emagrecimento entre outros diferenciais.
Leia o artigo completo do Dr. Marcelino Y. Nakamura sobre as diferenças entre a cirurgia Sleeve e Bypass.