Gestação após cirurgia bariátrica

22 de março de 2019 Por Dr. Marcelino Nakamura

Quanto tempo deve esperar para engravidar?

A obesidade está associada com numerosas intercorrências durante a gestação como abortamento espontâneo, diabetes gestacional, pré-eclâmpsia (hipertensão grave durante a gravidez), prematuridade, extremos de peso para a idade gestacional.

A perda de peso por tratamento clínico ou cirurgia bariátrica melhora a fertilidade. A melhora da fertilidade pode ocorrer poucos meses após a cirurgia dependendo da sua causa.

A perda de peso acarreta mudanças que favorecem o potencial de concepção através do equilíbrio hormonal, melhora de ovários policísticos, controle de resistência insulínica e regularização da ovulação.

Recomenda-se evitar a concepção entre 12 a 24 meses após a cirurgia bariátrica, que é o tempo necessário para a maioria estabilizar o peso a fim de  reduzir o potencial de efeitos adversos decorrentes de deficiências nutricionais na mãe e no feto.

Se você engravidou antes deste período é importante acompanhar rigorosamente em ambulatório especializado. Com exames mais freqüentes e reposição adequada de nutrientes e vitaminas a maioria das gestações corre sem maiores percalços.

Se você está muito acima do peso e pensa em engravidar consulte seu ginecologista obstetra e endocrinologista para avaliar a melhor estratégia a fim de controlar o peso antes da gestação.

Para quem quer prevenir a gravidez após cirurgia bariátrica é importante lembrar que cirurgias com desvio intestinal (Bypass) podem causar irregularidade na absorção de contraceptivos orais.

No Sleeve não existe desvio intestinal, portanto os contraceptivos orais podem ser tomados normalmente.

O controle dos níveis de vitaminas e nutrientes durante a gestação também é menos problemático após o Sleeve.

Dr Marcelino Nakamura – Cirurgião Bariátrico.