Cirurgia robótica, a medicina do futuro.

23 de fevereiro de 2018 Por Dr. Marcelino Nakamura

A cirurgia robótica ainda pode parecer um termo de ficção científica, mas já é uma realidade consolidada. Os robôs cirúrgicos são considerados uma das mais importantes inovações tecnológicas na medicina deste século. Tratam-se de equipamentos indicados para cirurgias minimamente invasivas que oferecem ao cirurgião um aumento enorme em sua capacidade visual através da magnificação de imagem, alta definição e em três dimensões, diferente da laparoscopia convencional, com visão em duas dimensões.

Com movimentos mais precisos e eficazes comandados pela mão humana, o robô permite um acesso a ângulos anteriormente impossíveis, com rotações de 360º e manipulação dos órgãos de maneira mais precisa, possibilitando uma cirurgia menos invasiva, minimizando danos, reduzindo sangramentos e tornando a recuperação mais rápida e menos dolorosa.

A técnica segue sendo aprimorada e popularizada, com mais de 500 mil procedimentos realizados todos os anos ao redor do mundo, buscando assim oferecer aos pacientes o que a medicina tem de melhor.