O sleeve é a evolução da cirurgia bariátrica.

22 de fevereiro de 2018 Por Dr. Marcelino Nakamura

A cirurgia bariátrica apareceu no início da década de 50 e no início as técnicas se baseavam em dois princípios: técnicas que restringem a ingestão e técnicas que reduzem a absorção.

Muito tem evoluído desde então; os avanços extraordinários no conhecimento dos múltiplos fatores que fazem parte da obesidade como doença (genéticos, psicológicos, hormonais, neurológicos, anatômicos, fisiológicos), nas técnicas operatórias (bisturis elétricos, harmônicos, grampeadores, vídeo-lararoscopia e robótica), têm permitido cirurgias mais seguras e eficientes.

O melhor entendimento da fisiologia do trato intestinal levou ao aparecimento de técnicas bariátricas modernas mistas, que causam redução do tamanho do estômago com redução simultâneo do intestino em maior grau (Duodenal Switch) ou menor grau (Bypass) e a cirurgia de Sleeve que reduz o estômago sem mexer no intestino, além de outras menos usadas.

O Sleeve é resultado desta conjunção de conhecimentos; é a cirurgia que oferece igual perda de peso com melhor qualidade (menor alteração da fisiologia do tubo digestório, menor deficiência de nutrientes e vitaminas), mesma resposta metabólica (melhora da diabetes, hipertensão e outras comorbidades) quando comparada ao bypass que é a cirurgia mais realizada no Brasil (no resto do mundo o Sleeve é cerca de 80% das bariátricas realizadas).

Questões como hérnia de hiato, refluxo, reganho de peso e complicações diversas foram gradativamente equacionadas pelo aprimoramento constante da técnica.

À luz destes fatos o Sleeve vem ganhando reconhecimento no Brasil, mesmo cirurgiões que criticavam abertamente no início estão se rendendo à ela seja por mudança de opinião ou por pressão dos pacientes que chegam cada vez mais esclarecidos nos consultórios médicos.

A página do Facebook “bariátrica.sleeve”, é o maior grupo de apoio especializado na cirurgia bariátrica pela técnica de Sleeve que se tem notícia no Brasil. Pelo tempo que existe contempla o grupo de operados mais antigos e mais diversificado; tem sido fonte de aconselhamento para pacientes com câncer, hepatite , HIV , diabetes, reumatismo, artrose, refluxo, amputações, extremos de idade (tanto pós adolescentes quanto mais maduros) e outros, nas questões que envolvem o tratamento da obesidade.

Todos juntos, pacientes, equipe médica, equipe multidisciplinar, grupo de apoio (nakamurates/bariátrica.sleeve) fazemos parte desta história.