evolucao estomago cirurgia reducao bariatrica sleeve bypass

Breve história da obesidade

14 de junho de 2017 Por Dr. Marcelino Nakamura

Porquê engordamos?

Desde os primórdios do ser humano sobre a face da Terra nosso maior problema sempre foi a escassez de alimentos. Desta forma somente os indivíduos que conseguiam extrair o máximo de nutrientes do mínimo de alimento sobreviveram e deixaram descendentes.

 


Obsessão Por Conforto Alimentar
Mas esta obsessão pela segurança e conforto alimentar trouxe um problema inusitado, a superabundância de comidas calóricas.
obsessao alimentar alimentos gurdurosos reducao de estomago
Nosso DNA, após centenas de milhares de anos de luta constante contra a fome, não reconhece este problema como um risco a nossa existência. Para nosso DNA quanto mais comida melhor, quanto mais gordura acumulada maior as chances de você sobreviver à próxima seca, inverno ou desastre natural.

 


A Obesidade e Redução na Expectativa de Vida

O homem através de sua inteligência, se libertou da disponibilidade de alimentos fornecidos pelos ciclos da natureza , aprendeu a armazenar para períodos de carência , cultivar vegetais , domesticou animais , organizou complexas estruturas de comércio e distribuição que tornaram os alimentos relativamente baratos e abundantes . Dispendemos cada vez menos energia na busca de alimentos, a antiga perseguição a um animal selvagem, perpetrada por nossos ancestrais, acabou se resumindo a um clic no aplicativo da tela do celular para a pizza aparecer milagrosamente à nossa porta.

 

A Obesidade e Redução na Expectativa de Vida

Não houve no entanto uma adaptação do nosso organismo para o excesso de alimentos, e falta de atividade física, a humanidade passou a engordar desenfreadamente sem que tivéssemos tido tempo para perceber os malefícios da obesidade, para o nosso DNA está tudo certo, estamos seguros como um urso bem alimentado pronto para entrar em hibernação, quanto mais gordura acumulada maiores as chances de sobrevivermos ao inverno ou à próxima seca. Somos seres dotados de um organismo superpreparados para enfrentar a fome e a carência mas nosso maior problema passou a ser o excesso de comida.
Atualmente a obesidade já mata mais pessoas no mundo que a fome.

Em alguns países já estão nascendo crianças com a expectativa de vida menos que a da geração anterior, fenômeno nunca antes registrado na história da humanidade.

A obesidade é a primeira doença epidêmica não infecto contagiosa da história da humanidade.

Precisamos fazer uso da mesma inteligência e tecnologia para mudarmos o rumo das coisas.