duvidas sobre cirurgia bariatrica de reducao de estomago sleeve e bypass

Não adianta converter sleeve em bypass para perder mais peso.

22 de abril de 2017 Por Dr. Marcelino Nakamura

É possível converter Sleeve em Bypass para perder mais peso?

A transformação de Sleeve em Bypass parece uma solução simples para quem não consegue atingir a meta de perda de peso desejada.

Em tese todo paciente com Sleeve pode ter sua cirurgia convertida em Bypass ou em qualquer das técnicas de cirurgias bariátricas.

A questão maior que se coloca é se vale à pena ou se é a coisa certa a ser feita.

A perda de peso insuficiente pode estar relacionada basicamente a três fatores, que devem ser cuidadosamente consideradas antes da tomada desta decisão, que pode acarretar consequências para o resto da sua vida.
1- Distúrbios hormonais que não foram adequadamente pesquisados no pré-operatório ou que apareceram depois:
A- O Cushing que é o aumento da produção de cortisol devido a tumores que produzem ou estimulam a produção deste hormônio.
B- O hipotireoidismo que causa baixa do metabolismo.
C- O uso de corticóides para o tratamento de doenças reumatológicas , ortopédicas ou transplantes.

2- Problemas técnicos na realização da cirurgia:
A – Estômago grande demais – a dilatação do estômago ou estômago reduzido insuficientemente são ocorrências raras mas que merecem ser consideradas. Nestes casos uma endoscopia e um RX contrastado do estômago podem esclarecer facilmente a questão.

3- Erros alimentares e falta de atividade física.
Estas têm sido consideradas as maiores causas de falha na perda do excesso de peso.
-Erros alimentares podem ocorrer por orientação inadequada,crença em mitos levando à troca de um alimento calórico por outro de igual valor ( exemplo: açúcar branco por mascavo, açúcar de coco ou açúcar cristal ; troca de pão por torradas, tapioca ou bolachas água e sal ; troca de óleo de soja por azeite de oliva ; troca de manteiga por margarina ; ETC).
-Falta no comprometimento na adoção de novos hábitos saudáveis de vida ; lembre-se cirurgia bariátrica não substitui falta de se exercícios; não torna saudável um pacote de bolachas na gaveta ; um pacote de biscoito integral não substitui uma refeição, nenhuma cirurgia funciona para quem fica tomando leite condensado , derretendo chocolates e outros alimentos calóricos na boca o dia todo ou se belisca salgadinhos e frituras , ETC.

Transformar Sleeve em Bypass resolve?

NÃO RESOLVE!!!
Centenas de publicações científicas comprovam que a perda de peso adicional após a transformação de Sleeve em bypass é mínima.
Se você fez um Sleeve e está com dificuldade em atingir seus objetivos faça uma análise criteriosa dos fatores acima, converse honestamente com seu cirurgião, endocrinologista, nutricionista , psicólogo(a) e, principalmente com seu espelho .
Você é o(a) maior interessado(a) !!!
Lembre-se Um Bypass não garante uma maior perda de peso, ao transformar um Sleeve em Bypass a única coisa certa é a dependência das vitaminas, cálcio, ferro, entre outras .