HIDRATACAO NO VERAO CIRURGIA BARIATRIC

A hidratação é muito importante após a gastroplastia

8 de janeiro de 2017 Por Dr. Marcelino Nakamura

Cuidado com a hidratação no pós operatório.

Pacientes bariátricos, especialmente nos primeiros meses de pós operatório devem ter cuidado redobrados com a ingestão de quantidades adequadas de líquidos. Com o calor perdemos água pelo suor, por evaporação direta na pele , pela respiração além da urina e fezes que é o que normalmente percebemos.
A desidratação ( pouca água no corpo) torna  o sangue mais viscoso e aumenta o risco de trombose de veias das pernas (TVP) , do intestino (trombose portal), de embolia pulmonar (TEP). Também aumenta o risco de pedras na vesícula e nos rins, queda de pressão, etc.
Uma maneira prática de saber se estamos desidratados é pelo aspecto e quantidade de urina. Ela deve estar da cor de chá fraco ou chá médio, se estiver cor de chá forte ou coca cola e o volume reduzido é um forte sinal de que podemos estar desidratados.
A melhor maneira de hidratar é bebendo pelo menos três litros de água por dia, seja na forma de sucos, chás, gelatinas, água de coco etc. Não precisa ser água pura.
Dê preferência e líquidos não calóricos (evitar sorvete de massa , sucos com açúcar, picolés não diet), para não prejudicar a perda de peso.
Lembre sempre que cerveja (mesmo sem álcool), refrigerantes com gás (mesmo diet) , água com gás e bebidas alcoólicas estão proibidas para pacientes pós cirurgia bariátrica.
Siga corretamente as orientações dos seus médicos , nutricionista e equipe multidisciplinar e aproveite todos os benefícios da cirurgia bariátrica .