duvidas sobre cirurgia bariatrica de reducao de estomago sleeve e bypass

Cirurgia bariátrica controla a diabetes tipo II.

24 de maio de 2016 Por Dr. Marcelino Nakamura

A melhora do diabetes pela cirurgia bariátrica.

A insulina é o hormônio que controla a entrada de glicose para as células que formam os diversos tecidos do organismo. O tecido gorduroso acumulado em excesso causa uma resistência à insulina, isto é , as células deixam de responder aos estímulos da insulina para que captem a glicose da circulação, causando seu acúmulo no sangue levando ao diabetes. Como não há entrada de glicose que é a maior fonte de energia do corpo o organismo interpreta como se houvesse falta de glicose e lança mão de diversos recursos metabólicos para a produção de mais glicose. Para possibilitar a entrada dessa glicose nas células o pâncreas é super estimulado a produzir mais insulina. Com o passar dos anos o pâncreas é levado à fadiga e ao colapso.

A perda de gordura pela gastroplastia ou por reeducação alimentar leva a uma redução da resistência à insulina. Isto significa que a insulina produzida pelo pâncreas passa a fazer com que organismo consuma a glicose presente no sangue para produção de energia, a glicose do sangue diminuiu levando à melhora do diabetes. O pâncreas menos sobrecarregado pára de ser destruído podendo até recuperar parte da função perdida.
A intensidade bem como a duração da melhora do diabetes vai depender de uma série de fatores como, tempo de duração do diabetes, quantidade de tecido pancreático preservado, idade de início, peso , aderência a hábitos saudáveis , atividade física etc.
Quanto mais cedo controlar o diabetes, quanto mais cedo adotar hábitos saudáveis de alimentação e atividades físicas, melhor e mais duradouro vão ser os benefícios.